Seni Vai De Viagem

SOLAR DOS MASCARENHAS – VILA VIÇOSA

E começou a road trip pelo Alentejo!! Quem me conhece sabe que não sou a típica veraneante que corre para o Algarve, a não ser que os amigos insistam muito, já que vão todos não faço a desfeita, massss…. prefiro viajar ou escapar-me para outros sítios, dentro ou fora de Portugal.

Este ano decidi fazer uma road trip pelo nosso Alentejo passando por várias cidades, pois há tanto e tão bom por descobrir!! Podem não só acompanhar aqui no Blog como através do meu instagram @senisilva.

A primeira escapada foi pela cidade maravilhosa de Vila Viçosa (Distrito de Évora), em pleno Agosto (com este calor que dá dó!!) com a minha amiga Catarina, que já não é estreante como minha companhia em viagens. A Vila é literalmente maravilhosa, e nunca por lá tinha passado.

Fui recebida no Solar dos Mascarenhas, uma antiga casa de fidalgos que fica escassos metros do Paço Ducal de Vila Viçosa, e que agora é um Boutique Hotel.

A simpatia do acolhimento alentejano não poderia ter sido melhor!! Eu já amo o Alentejo, pois a minha família materna é de Montemor-o-Novo, portanto quase que “estou em casa”.

Bar do Solar dos Mascarenhas

O Boutique Hotel Solar dos Mascarenhas é um mimo. Dispõe de estacionamento, quartos individuais e duplos, com serviço de pequeno-almoço com especial cuidado a pessoas que tenham intolerâncias alimentares, o que me surpreendeu! Os bolos são simplesmente maravilhosos, e parece-me que não têm quase açúcar nenhum.

Marmelada Alentejana
Tábua de Queijos
Bolo Marmore

 

 

 

 

 

Ah e claro, tem uma piscina exterior bem catita porque ninguém merece ficar a torrar sem uns bons banhos neste calor…!! Outro ponto a favor deste Hotel é que é Pet Frendly, ou seja, podemos trazer o nosso animal de estimação connosco, aplicando-se um custo adicional de 10€/dia pela sua estadia. Ah e não é que eles têm uma gatinha de estimação que se faz passear pelo Solar e é super amistoso com os hospedes?! A Fifa!! Acho que todos se apaixonam por ela!! Tem um terraço com excelente vista, óptimo para os finais de tarde, ou mesmo para as noites quentes de convívio.

Nós ficámos numa suite bem gira, com vista para a piscina, a piscina foi um dos pontos mega a favor, pois com este calor é preciso estar de molho!

 

Nas instalações do Hotel temos também coisas super giras, como um mini bazar em segunda mão, uma “lojinha” de bonecas de pano feitas artesanalmente por senhoras da localidade e com compotas caseiras, e ainda cerâmica e joalharia da localidade.

Compotas Caseiras
Cerâmica
Bazzar

 

 

 

 

 

O Hotel fica na Rua Florbela Espanca, na mesma rua onde Florbela – a grande poetisa portuguesa, natural de Vila Viçosa – viveu. A localização é na parte mais antiga, e tem muito para ver ao seu redor.

O Paço Ducal onde o Ducado de Bragança viveu e era uma das casas reais principais – para quem não sabe a Dinastia de Bragança foi a quarta dinastia de reis e rainhas portugueses, que reinou em Portugal entre 1640 a 1910. No Paço Ducal poderemos ver o Palácio, o museu do Azul e Branco (cerâmica da dinastia Ming), Museu da Armaria e Museu dos coches. Todos eles pagos, está claro!

Tem Castelo de Vila Viçosa, também fica super perto, tem uma muralha que pode ser percorrida a pé e aproveitar as vistas, e no castelo situa-se o Santuário da Nossa Senhora da Conceição (Rainha de Portugal) – não consegui fotografar porque estava a haver missa – e os museus da Arqueologia e da Casa.

Museu de Arte Sacra, fica mesmo na rua do Solar dos Mascarenhas, mas também não consegui visitar… affffff… não abriram o museu ao domingo mesmo tendo horário de abertura!!

Museu do Mármore Raquel de Castro, Solar dos Peixinhos, Museu do Estanho, 5 Passos para apreciar pela Vila. Bem esta pequena Vila tem muito mais para ver e não só de passeios turísticos vivemos não é?? Então fizemos umas visitas a restaurantes locais, mas como iria tornar este artigo extenso demais, terei esta semana ainda mais um post sobre Vila Viçosa e os seus encantos!

Deixo-vos aqui algumas fotos das comodidades do Solar dos Mascarenhas. Recomendo vivamente, não poderia ter escolhido melhor sitio para ficar hospedada, senti-me em casa, e a alegria em receber-nos foi tão reconfortante!!

Suite onde ficámos 😀

 

A nossa caminha 😀

 

Quarto Duplo

 

Quarto de Casal

 

 

Rua Florbela Espanca 125
Vila Viçosa
  @hotelsolardosmascarenhas
  268 886 000
.
.

The author: seni

"Enquanto muitos viajam para fugir, ela viaja para se encontrar, é como se os lugares conhecessem partes da alma dela, partes que ela ainda não conhecia."

2 Comments

  • Parece ser super giro Seni!! Nós cá em casa ainda não sabemos para onde vamos, vamos dar umas escapadas e tínhamos em mente fazer turismo rural. Tens mais algumas dicas de sítios giros para ir?? beijinho!!

  • Vila Viçosa parece ser uma vila engraçada. Pelo que percebi até tem muita coisa para ver certo? Vou ficar à espera do post sobre a vila, pode ser que consiga ai dar um salto este ano ainda!! 😀

Leave a Reply